A baixa produtividade da equipe pode ter relação com sua liderança. Como mudar isso?
Comunicação
Precisa ser clara, transparente e objetiva para um melhor convívio, para o alcance de um objetivo em comum. Para que o ambiente seja o melhor possível.
Engajamento
É o papel de um líder engajar a equipe, faze-los ser parte fundamental da empresa. Saber delegar as funções de cada um, apontar onde cada um é importante. Ajudar, auxiliar no que for preciso.
Metodologia
Os dois pontos acima tem haver com metodologia, a sua forma de gerir uma equipe. E a metodologia que você irá aplicar junto a sua equipe deve ser analisada, estudada. A forma de gestão não é uma “receita de bolo”. Isso vai depender muito do pessoal. Saber como cada um responde a pressão, com cobranças, com o alcance de resultados. E a inteligência emocional de um gestor é muito importante.
E o que compromete os resultados de um líder e sua equipe?
- Falta de feedback – Poxa, como você deseja receber um resultado diferente, um comprometimento da sua equipe se você não dá um retorno quanto as funções, atividade relacionadas ao seu setor? É preciso conversar, deixar claro resultados positivos e negativos. Se um funcionário não esta cumprindo com seu proposito chame-o para um bate-papo saudável, com muito clareza. Verifique possíveis problemas, etc.. Se o problema for em equipe, junte todos e verifique se sua comunicação esta da forma correta. Uma comunicação falha pode interferir nos resultados.
- Não delegar – Não tente controlar tudo que acontece em sua empresa ou equipe. Você é um só e precisa acima de tudo gerir a equipe para que ela alcance resultados. Ou seja, você é o líder, mas que tal criar sub lideres. Pessoas capazes de fazer tal função tão bem quanto você. Confie nas pessoas, disponibiliza ferramentas que o ajudarão na execução das atividades.
- Ausência – Delegar funções não significa que você deva ser ausente, pelo contrário, você deve estar sempre por perto para poder ajudar, auxiliar aqueles sub lideres. E principalmente, estar atento quando alguma atividade não estiver sendo executada da maneira correta.
- Falta de objetividade – Quando não há um objetivo claro a sua equipe corre o risco de ficar enrolada. Não existe produtividade sem objetivos. Então é importante ter objetivos bem definidos para que a equipe esteja concentrada no que de fato é importante.
- Não saber o que motiva a sua equipe – Já parou para pensar que não saber o que motiva a sua equipe a fazer mais por você, se passa por você mesmo? Relacionar a equipe, o ambiente de trabalho e a vida pessoal de cada um pode ser muito mais interessante e importante que um bom salário. Então saber o que motiva sua equipe é fundamental. Isso passa também por contratar pessoas que tem uma linha não igual, mas parecida. O seu papel como líder passa por comportamentos, tanto seu quanto da sua equipe. Esteja sempre ligado a isso e você será um bom líder.