Um grande movimento que está em alta no mercado e que envolve diretamente a gestão de pessoas é a Jornada do Colaborador dentro da empresa, ou Employee Experience (EX). Os objetivos são atrair e reter talentos, aumentar a produtividade, melhorar o clima organizacional e divulgar a marca empregadora. Trata-se de um grupo de ações desenvolvidas com o público interno que visam a qualidade de vida, reconhecimento e as experiências do ser humano dentro das organizações.
A Jornada do Colaborador envolve todas as fases do colaborador junto a empresa, que vai desde o processo de recrutamento até o seu desligamento. No final dessa jornada, a soma de todas as percepções e sentimentos que os profissionais vivenciam nas interações com a empresa é o resultado da Experiência do Colaborador.
Sentimentos envolvem emoções, que são construídas com processos constantes. O reconhecimento deve aparecer durante toda a experiência do profissional.
Quando um bom trabalho é recompensado, os colaboradores se sentem valorizados – e colaboradores felizes produzem um bom trabalho. Este é um ciclo em que você deseja se envolver.
Boas Vindas – Onboarding
O começo da jornada do colaborador é a mais importante etapa, pois é através dela que o profissional se integrará a cultura e valores da empresa e a forma como ele deve conduzir seu trabalho. Se sentir acolhido deste o primeiro dia de trabalho inicia o ciclo da conexão e da admiração pelo seu trabalho.
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Estímulo para Bater metas e Vencer Desafios:
Muitas vezes, para se cumprir um desafio e uma nova meta, é necessário um combustível de estímulo para engajar a equipe e para mostrar que a empresa acredita no potencial e que tudo vai dar certo.
Reconhecimento em boa performance
Agradecer o colaborador pelo empenho e faz com que sua dedicação se mantenha sempre acima da média. Reconhecimento gera satisfação que gera estímulo para continuar gerando valor.
Aniversário Do Colaborador
Se conectar com o colaborador no dia do seu aniversário aumenta o vínculo afetivo com a empresa, e consequentemente o engajamento do colaborador. Estar presente nesta data especial é imprescindível, demonstra reconhecimento e valorização. Não deixe passar em branco! Afinal, uma demonstração de afeto, mesmo que seja com um mimo, fica na memória do colaborador, que já está sensível e aberto a emoções marcantes nesta data tão importante para ele.
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Treinamento e desenvolvimento
Toda organização que deseja obter resultados precisa desenvolver e treinar suas equipes. Um treinamento eficaz perpetua os valores aprendidos por um período que vá além das horas em que o colaborador está ali no evento.
Lembre-se: Ações de reconhecimento contínuas e bem executadas estimulam o engajamento dos colaboradores, revigoram a cultura no local de trabalho e fazem com que as pessoas desejem permanecer por mais tempo!
Nossas soluções ajudam centenas de empresas a motivar, envolver e reter aqueles que são essenciais para seus negócios. Nossas ferramentas são desenvolvidas para organizações construírem culturas positivas e prósperas.
Que ajuda com o seu calendário da JORNADA DO COLABORADOR da sua empresa?
Entre em contato conosco, nossa equipe criativa está pronta para levar felicidade para a sua comunicação interna e fazer seus colaboradores AMAREM a empresa que trabalham!