Você sabe como utilizar gifts (brindes personalizados conceituais) como uma eficaz ferramenta de comunicação?
Existem várias formas de se comunicar com um público.
As formas mais comuns que as empresas utilizam para propagar uma mensagem são:
- Através de anúncios na tv e jornais.
- Através de anúncios na internet.
- Através de postagens nas redes sociais.
- Entre muitas outras.
O problema, é que na maioria das formas de comunicação, é um locutor falando com
vários interlocutores
de uma só vez.
Porém, existe uma forma bastante eficaz onde a comunicação é de um para um, individual.
Essa forma é através do
gifting.
O gifting é
muito mais do que dar brindes.
O gifting é uma forma de passar uma mensagem, que por acaso, vem a ser através de um objeto (comumente chamados de brindes). Perceba que o foco aqui, não está no objeto. O foco está na
MENSAGEM. Em primeiro lugar é pensado na mensagem, em segundo lugar é sugerido a melhor forma de utilizar um objeto para se relacionar com essa mensagem.
Uma excelente forma de conectar a mensagem com o objeto é através da
METÁFORA. A metáfora é uma forma de
comunicação indireta e inconsciente onde se transfere o significado de uma mensagem para um objeto. Através de comparações de semelhanças de um objeto com uma palavra, indiretamente uma informação é passada para alguém. Neste caso, o portador da mensagem – o objeto – torna-se uma poderosa ferramenta de
lembranças e sensações.
Vamos dar um exemplo.
Veja este gift abaixo:
A mensagem principal do gift é:
“O segredo da vitória está em escutar com atenção seu coração e ouvir com coragem sua determinação”. Repare que nesta frase, criada com objetivo de motivar a pessoa a refletir sobre sua coragem, foram usadas duas palavras que remetem a audição: ESCUTAR e OUVIR. Estas duas palavras é que foram primordiais para fazerem a conexão com o objeto que vai dentro da caixa: que é o
fone de ouvidos.
Viu só? O foco está na mensagem, e não no objeto.
E como essa mensagem ganha força?
No momento em que o interlocutor faz a conexão da frase com o objeto que está dentro da caixa, o
objeto passa a ter este significado. Não é mais um fone, é um objeto que vai carregar a mensagem de superação, coragem e determinação. Mensagem que foi fortalecida no momento da entrega do gift.
Neste caso, o cliente Sicoob , para o qual planejamos este gift, queria enfatizar aos seus
colaboradores a superarem os desafios diários com determinação. O fone de ouvidos, aonde quer que seja usado pelo colaborador, vai carregar consigo a força dessa mensagem. Vai utilizar os fones na academia: lembre-se da sua determinação. É uma mensagem que perpassa o universo da empresa, do objeto e ganha vida. Isso é gifting,
o poder de transformar objetos em vida através de uma mensagem.
Gostaria de uma ajuda para planejar uma campanha de gifting com objetivo de dissemirar um conceito entre o seu público? Fale com a gente,
será um prazer te ajudar a escolher o melhor gift para sua campanha gerar o melhor resultado.]]>